segunda-feira, 6 de maio de 2013

ENTREVISTA com LIGIANE CAROLINE KUFFEL


Para me desculpar pela a falta nos últimos dias, venho com uma entrevista tão maravilhosa que compensará o atraso. Esta mesma entrevista esta sendo vinculada no Jornal Classe A que escrevo semanalmente aqui em Luís Eduardo Magalhães/BA e pelo seu teor não teria como não compartilhá-la aqui com vocês.

A entrevistada em questão é uma arquiteta cheia de energia positiva que conheci aqui no LEM, a mesma realiza um trabalho que alia moda e arquitetura com primor, segue então a entrevista na integra para que vocês possam conhecer melhor a linda e competente Ligiane Kuffel.


Esta gaúcha de Ibirubá, arquiteta de alma e coração, vem encantando luiseduardenses com o seu belísismo trabalho  que une arquitetura, design de interiores e moda.

A moda como nós sabemos não esta restrita ao vestuário, continuando intimamente ligada à aparência, a sua lógica se estende para diversas áreas da sociedade. A Moda e a arquitetura são universos diretamente relacionados não apenas porque se baseiam em formas, texturas, cores e composições, mas principalmente pela constante necessidade de evolução e nada melhor que uma arquiteta cheia de estilo para falar um pouco das conexões possíveis entre a moda e a arquitetura:


1-CONTE-NOS UM POUCO QUEM É O LIGIANE? SUAS PAIXÕES? CARACTERISTICAS PROFISSIONAIS? QUANDO SOUBE QUE SERIA ARQUITETA E QUAIS OS CURSOS QUE FEZ ATÉ MONTAR A TRAÇO ARQUITETURA? (CITE SEUS PROJETOS MAIS RELEVANTES NA CIDADE QUE RELACIONEM COM MODA, SE HOUVER LIGIANE).

Sou arquiteta, apaixonada pela minha profissão, extremamente curiosa, adoro movimento, viagens, novidades.  Soube que seria arquiteta ainda adolescente quando tive contato na escola técnica em edificações. Tive experiências e proximidade com outras áreas profissionais, mas a minha paixão, o meu interesse e todos os testes vocacionais apontavam para a arquitetura.

A Traço é um sonho concretizado que já tem agora 4 anos. Foi fundada por mim e por duas grandes parceiras e amigas, Fernanda Amaral e Janaína Poletto que, mais tarde, por motivos familiares, tiveram que mudar de cidade, me deixando com a missão de dar continuidade a esse projeto.

Executamos juntas o projeto de interiores e paisagismo do SPA Carpe Diem que nos deu a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e desde então foram vários os projetos executados, tanto de arquitetura, como interiores e paisagismo. Um dos projetos desenvolvidos pela traço, recentemente, que está ligado diretamente ao mundo da moda, é o projeto da loja Divas. Além de se tratar de um empreendimento do mundo fashion, é possível apreciar, por exemplo, o papel de parede a textura de animal print, em alta na moda atual. Essa recentemente desenvolvi mais um projeto que está vinculado diretamente a moda,  a Loja Lucky, mas esse vocês vão ter que conferir pessoalmente.

Um pedaçinho de metropole no Lem: Lucky
2-O QUE VOCÊ PENSA SOBRE MODA E COMO LIDA COM AS TENDÊNCIAS EM SEU TRABALHO?

Adoro a moda relacionada a vestuário. É uma delícia! Sempre que posso assisto aos desfiles do São Paul Fashion Week. Já quando falamos de arquitetura é fundamental acompanhar as feiras, congressos e mostras para estar sempre atualizada, mas vale lembrar que a velocidade de transformação da moda na arquitetura é um pouco mais lenta do que a moda de vestuário. A moda na arquitetura se transforma mais lentamente, pois ninguém consegue mudar todo visual de um projeto a cada seis meses.
É preciso analisar as tendências e captar aquilo que é mais sólido – aquelas idéias que já atingiram um certo grau de polimento e maturidade. Esta é a moda que, alinhada a habilidade do arquiteto, permite que um projeto, apesar de intenso e autêntico, se mantenha atual por muito mais tempo.

Divas Shoes


3- LIGIANE VOCÊ DESENVOLVEU DURANTE ESTES ANOS DE PROFISSÃO UM ESTILO PRÓPRIO AO CRIAR SEUS PROJETOS? UM PADRÃO, UMA IDENTIDADE EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES? ISSO DIFICULTA OU FACILITA SEU TRABALHO?

Depois de alguns anos de trabalho criativo diário, nós acabamos criando um estilo próprio. É um pouco difícil de definir porque ele está em constante evolução. Eu gosto de acompanhar as mudanças, gosto de cores, de ambientes que deixam as pessoas mais aconchegadas, mais felizes, me preocupo muito em ter uma identidade com cada cliente, em cada projeto, para que os clientes sempre encontrem nos seus ambientes aquilo que procuram para tornar sua vida mais feliz, pratica, eficiente e confortável.
Luís Eduardo é ótimo porque as pessoas daqui adoram novidades, adoram estar na moda e fazer parte do contexto atual dos grandes centros e isso nos dá a oportunidade de buscar sempre algo que surpreenda.

4-COMO FUNCIONA O SEU PROCESSO CRIATIVO E COMO FAZ PARA SE MANTER ATUALIZADA MESMO ESTANDO DISTANTE DOS GRANDES CENTROS?

Eu preciso mudar o foco, ver algo novo, um lugar diferente, um cheiro diferente, uma sensação nova, isso deixa meu cérebro a mil. Eu crio em todo lugar: no restaurante; no avião; na praça; onde estiver. Quando a cabeça está leve as idéias fluem e aí ninguém me segura.

Para me manter atualizada estou sempre nos grandes centros: São Paulo; Brasília e quando posso uma viagem internacional faz muito bem. Fico olhando as novidades, tecnologias, o que vende, o que tem de novo. Isso é fundamental pra mim e é nessa hora que crio as coisas mais interessantes.

O arquiteto precisa estar sempre atualizado. Hoje tenho clientes em Luís Eduardo, Barreiras, São Paulo e Brasília. Para conseguir atender a todos os gostos – e acredite, são bem variados, preciso estar à frente das atualidades e das tendências que, apesar de virem dos grandes centros, por vezes, tem que ser ajustadas para cair nos gostos dos clientes das diferentes regiões.

Cada projeto tem que conseguir unir o gosto do cliente com a moda e tecnologia atual para gerar o maior sentimento de satisfação possível para o cliente ou público que se deseja atingir. E é esse o principal papel do arquiteto.

Ligiane em Roma
5- EU SEI QUE VOCÊ TEM UM CHAPEUZINHO SUPER CHARMOSO QUE É ITEM OBRIGATÓRIO DURANTE SUAS VISITAS ÀS OBRAS, ALÉM DESTE LINDO E ESTILOSO ITEM, QUAIS SÃO SEUS ESSENCIAIS DO CLOSET?

Amo meu chapéu e na verdade nem é pelo charme mas para quem vive em obra e nesse sol escaldante só um chapeuzinho e um ótimo óculos escuros pra dar conta do conforto e cuidar da nossa saúde.

Eu me visto de acordo com meu estado de espírito, então, meu guarda-roupa é bem eclético. Tem dias que acordo super séria: dia de obra; dia de reunião; visita, minha profissão mescla a obra e o escritório e eu preciso estar pronta nas duas ocasiões sempre. Então roupa prática, confortável e composta.

6-PREDILEÇÕES POR MARCAS DE MODA? QUAIS? E POR QUE?

Eu admiro os estilistas  Roberto Cavali, Giorgio Armani, Alexander McQueen e tem chamado a minha atenção as peças da Juliana Jabour. Para descontrair a Farm, super autentica e única. Inclusive já revesti a parede do lounge de uma cliente com um tecido exclusivo da Farm e ficou bem bacana. Para os momentos mais sérios e o  trabalho Fillity , spezzato e Dudalina mas acho que o legal é procurar sempre seguir seu próprio estilo, a moda vem e vai e ser autentico é sempre a melhor pedida.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Ligiane? É só entrar na Fan Page da sua empresa: Studio Traço Arquitetura:https://www.facebook.com/pages/Studio-Tra%C3%A7o-Arquitetura/362996270438429?ref=br_rs


Beijinhos a todos,
Tenham um bom dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário