quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Para onde vai o seu tempo fashionista?



O texto de hoje é uma matéria do PORTAL CARREIRA FASHION e acredito que seja de suma importância a leitura para todos nós. Eu já identifiquei que eu tenho que começar o dia parando 10 minutinhos para a organização das tarefas, e você? 
Será que pode mudar algo para melhor a otimização do seu tempo?

Espero que a leitura seja útil a você também...


Como você tem aproveitado seu tempo? Segundo a consultoria paulista Tríade do Tempo, que ouviu mais de 15 mil pessoas entre os anos de 2005 e 2007, os brasileiros jogam fora dois terços de seu dia com atividades inúteis e urgentes. “Vivemos em um mundo extremamente dinâmico e rápido, e por isso temos vários instrumentos que podem nos tirar do foco: a rapidez das informações, as redes sociais”, revela a psicóloga Rafaela Duque, do CPPL, que enumera a falta de organização e planejamento entre os principais vilões do tempo produtivo no trabalho.

Além desses, o dia a dia possui outros pequenos vilões capazes de roupar minutos preciosos que poderiam ser dedicados a outras atividades. O e-mail, por exemplo, toma uma média de três horas diárias dos brasileiros. Sites de comunidades virtuais, bate-papo e afins, também podem ser viciantes e grandes distrações no trabalho. E até as reuniões profissionais podem agir contra a produtividade caso não tenham planejamento e objetivos definidos, levando à perda de foco.

Para a profissional, a impressão de “tempo perdido” pode gerar uma série de sentimentos na pessoa, da angústia à sensação de insucesso. “É preciso que a pessoa faça uma reflexão sobre os fatores que levaram a não cumprir o planejado, pois o cotidiano e a vida são dinâmicos e estão em eterna mudança”, pondera Rafaela. “Com essa reflexão, podemos avaliar o que não deu certo no cumprimento das tarefas e propiciar novas maneiras de pensar e resolver as pendências”, completa.

Para aliviar a pressão do tempo, algumas ideias podem ser colocadas em prática. “Seria interessante adquirir o hábito de ter uma agenda, na qual a pessoa possa fazer um planejamento de seu dia e da semana e eleger seus afazeres. Importante também ter uma lista de prioridades e anotá-las para que não sejam esquecidas”, explica Rafaela Duque. “Caso a pessoa não se adapte ao estilo da agenda, que procure um que combine com sua personalidade e rotina, como anotações em papeis que estão sempre visíveis na mesa, utilização das ferramentas de um smartphone ou de quadros na sala visíveis para todos da equipe”, completa.

No caso dos e-mails, uma alternativa seria definir horários durante o dia para a leitura e escrita de mensagens, que poderiam ser organizadas em pastas personalizadas. Já os bate-papos e sites de comunidades virtuais poderiam ser restritos aos horários de pausa no trabalho. Outras dicas são separar algo como dez minutos para planejar as tarefas do dia; definir prioridades na agenda; e saber dizer “não” quando necessário.

“Importante que seja feita uma reflexão sobre o porquê de não se estar sendo produtivo: se é uma questão de desorganização e planejamento ou se são questões de outra ordem – como não se identificar com a atividade realizada, não estar estimulado a produzir, se existe alguma dificuldade com as pessoas envolvidas com o trabalho ou mesmo se alguma situação da vida pessoal está afetando o dia a dia e sua organização”, avalia a psicóloga Rafaela Duque, do CPPL. E você, como tem aproveitado seu tempo?

Autor: Brava Comunicação
Foto: Google imagens


Tenha um bom dia.
D.K

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