sexta-feira, 25 de março de 2011

Reflexões e convite: O Seminário Internacional de Pesquisa:Consumo – Práticas e Narrativas

Bom dia galera, enfim chega a sexta , felicidade ao extremo por isso e para findar a programação da semana no blog hoje a minha dica vem lá de São Paulo (pra variar), pelo menos umas três vezes ao dia eu tenho vontade de estar lá, de morar lá, de me perder por lá, enquanto isso eu ando solta pelo mundo, daí me vem esta música em mente, que amo, e descreve direitinho como sou http://letras.terra.com.br/os-novos-baianos/122202/ e daí eu volto pra minha realidade atual goiana, candanga, baiana, sei lá... e continuo tentando estar aqui, acolá e talvez nem estar.

Bem, fora esse estado de não sei onde estou, segue o convite para O Seminário Internacional de Pesquisa:Consumo – Práticas e Narrativas.Abaixo a programação:






Dia 28 de março
8:00 – 9:00: Inscrição/Credenciamento


9:00 – 9:30: Abertura
Com Kathia Castilho – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) e Universidade Anhembi Morumbi e Sylvia Demetresco – Instituto Merchandising Brasil (IMB) e École Superieure em Visual Merchandising Design


9:30 – 12:00: Fórum de discussão
As Instituições de Ensino (nacionais e internacionais) que participam como apoiadoras do evento são convidadas a relatar brevemente como a área de estudo em CONSUMO tem se desenvolvido em sua instituição. Será aberta para conversas com o público presente.


13:30 – 15:00 MESA 1 – Consumo, pontos de venda e a comercialização
PDV: lugar do consumo “vivo” dos símbolos da sociedade contemporânea.
Monica Saddi – PUC-RJ
Tradição e paixão. Um trabalho de Jonathan Collaud.
Sylvia Demetresco – ESV Merchandising Design – Vevey
Metodología para la observación del espacio urbano.
María Inés Strasser e Soledad Hernández Montañés – Instituto Strasser – Uruguai
Comunicação através do advergaming.
Benjamin Vurlod – ESVM Design – Vevey


15:00 – 17:00 MESA 2 – Hábitos de consumo
Consumo e Consumidor – mutações constantes
Emerson Otsuka – Univ.Anhembi Morumbi – Negócios da Moda
Consumo de acessórios
Ana Paula Celso de Miranda – UFPE/CAA
Colecionadores de marcas
Olga Pepece – UEMO
Consumidor jovem e a moda: Perfil, preferência por marca e padrões masculinos de compra
Sergio Garrido – ESPM
Perspectivas sociais para o estudo do consumo
Ana Lucia Miranda – Nominal


17:30 – 18:30 MESA 3 – Mercado e Marca
Varejo e consumo de baixa renda em São Paulo
Tula Fyskatoris – PUC-SP
A personalidade da marca
Luciane Robic – IBModa
Marcas e mercado brasileiro
Ana Puglia – FutureBrand BC&H São Paulo
Formação em Moda para Gestão Comercial
Geni Rodio Ribeiro – ABIT

Dia 29 de março


9:00 – 10:00 Conferência Internacional
Roma: Lugares de consumo. Consumo de lugares
Prof.Dr. Pierluigi Cervelli Sapienza Roma Ciência da Comunicação AIS

10:30 – 12:00 – MESA 4 – Relações do consumo e o espaço urbano
Os novos heróis do contemporâneo na era do consumo
Nizia Villaça – UFRJ- ECO
De Copacabana a Ipanema: o vestuário nas calçadas de dois bairros da orla carioca
Solange Riva Mezabarba – SENAI-Cetiqt
Consumo nas narrativas de São Paulo
Ana Claudia Mei Alves de Oliveira – PUC-SP:COS/CPS
Modos de visibilidade do consumo paulistanoSilvia Alencar (PUC-SP: Mestranda COS/CPS) Tatiana Rovina Pereira (PUC-SP: Mestranda COS/CPS), Graziela Rodrigues (PUC-SP: Mestranda COS/CPS), Jenara Miranda (PUC-SP: Mestranda COS/CPS) Sylvia Demetresco

13:30 – 15:30 MESA 5 – A pesquisa de tendência e o consumo
O lugar da Tendência – o novo e a novidade
Aline Monçores – PUC-RJ – Núcleo de Cenários Futuros
Metodologia para a Pesquisa de Moda
Sandra Rech – UDESC – Centro de Artes – Futuro do Presente
Antropologia do consumo aplicada ao mercado
Valeria Brandini – Núcleo Xamã – Inteligência Estratégica em Marketing
Future Concept Lab – Um Laboratório para Antecipar o Futuro
Sabina Deweik – Future Concept Lab Brasil
Antropologia da felicidade: etnografia na pesquisa de comportamento e consumo
Marcelo Silva Ramos – Senai-Cetiqt


15:30 – 17:30 – MESA 6 – Consumo e mídia
Perspectivas do consumo masculino
Mario Queiroz – IED
O re-design de corpos masculinos. Consumo e aparência na publicidade de roupa íntima
Kathia Castilho eTaisa Vieira Sena – Anhembi Morumbi
Corpo e consumo: representações da diferença na publicidade
Tania Holff – ESPM mestrado
Consumo nas narrativas
Paula Piotto – PUC-SP:COS/CPS, Adelina Bracci (PUC-SP: Doutoranda COS/CPS), Cecília Magalhães (PUC-SP: Mestranda COS/CPS), Simone Bueno (PUC-SP: Doutoranda COS/CPS)
O corpo e o consumo na revista Veja – Construção e narrativas nos modos de tratar o corpo
Selma Felerico – ESPM


18:00 as 19:10 MESA 07 – Questões contemporâneas
Design e Objetologia: A evolução do objeto de consumo
Rafael Ribeiro – Universidade Anhembi Morumbi
Consumo sem fronteiras
Carol Garcia – Editora do Senac Moda Informação e diretora da Modus Marketing
O consumo fast
Tadeu Dix – Universidade Anhembi Morumbi


19:10 – 19:30: Encerramento

Mais informações: siepconsumo@gmail.com
inscrições:siepconsumo@blogspot.com


Um super beijo pra todo mundo, um final de semana extremamente iluminado, fiquem com Deus e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário